segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Do Facebook (Guberman)


 
Resolvi ler, finalmente, as tais manifestações do Juremir... Ridículas são o mínimo que posso dizer. O mais grave, porém, é que elas não são meramente ridículas, elas são perigosas e expressão de arrematado maniqueísmo: a quintessência da IVI, em suma.
Ele faz uma falsa e apaixonada defesa da "punição" e da gravidade do que houve com a mãe do Paulão para... dizer que o RS é racista. 
Quando houve o lamentável e reprovável incidente na Arena, Juremir foi um dos mais aguerridos  acusadores do Tricolor. Apontou-nos o dedo e disse-nos racistas. "Os Gremistas são racistas. O Grêmio é racista e o clube tem de ser punido. " Foi o mínimo que ele escreveu. Nem uma palavra sobre o RS ser, como um todo, racista. Era um problema gremistas.Ponto final.
E quando aconteceu com o inter? Ah, aí a coisa é diferente.
Como ele, para salvar um mínimo de aparência, não podia minimizar o incidente com a mãe do jogador vermelho (condenável totalmente, diga-se de passagem), aparentemente ele condenou, mas meteu uma condicional canalha: "se" o paulão for à polícia, "se" ele reclamar etc., o inter deve ser punido. Somente se. E como todos sabemos que não haverá qualquer atitude de Paulão, o que Juremir quer dizer é que a atitude não é condenável de per si, apenas "se" o ofendido reagir... A mais pura lógica-cachorra!
E, de roldão, ele traz o Grêmio. Em uma matéria que, em tese, estaria condenando o que aconteceu no inter, mais de 60% foi destinada a destacar a atitude do Grêmio, dos torcedores do Grêmio e a criticar uns supostos torcedores do Grêmio que teriam ficado "felizes" com o que aconteceu, como a dizer "somos todos iguais". Ou seja, subrepticiamente, ele insiste na história de que os gremistas são todos racistas. Sim! Porque se não fôssemos, não diríamos que "somos todos iguais".
Não, Sr. Juremir, não seja calhorda. Não seja falso, partidário e maniqueísta. Em Porto Alegre, Paris, Bagé, Rio de Janeiro ou Kinshasa, honestidade é uma coisa só. O Grêmio ou o RS não são racistas. O inter tampouco. Racistas ou injuriadores raciais são pessoas. E essas pessoas têm de ser punidas com todo o rigor da lei, sejam da onde sejam, independente de se reclamar ou nao reclamar, de se ir à polícia ou não. E muito menos se usa o adversário para tentar justificar o seu próprio erro. Fosse o Sr. algo honesto e profissional, teria usado sua coluna não para falar do Grêmio, mas para condenar incontestável e firmemente o que aconteceu na casa colorada. Mas o Sr. não o fez nem o fará